Javascript e ES6: Crash Course


História

JavaScript é uma linguagem de programação que foi desenvolvida por Brendan Eich quando trabalhou na Netscape. Naquela época a linguagem se chamava Mocha mas, pouco tempo depois, teve seu nome alterado para Livescript. LiveScript foi o nome oficial da linguagem quando foi lançada pela primeira vez na versão beta do navegador Netscape 2.0 em setembro de 1995, mas teve seu nome mudado em um anúncio conjunto com a Sun Microsystems em dezembro de 1995 quando foi implementado no navegador Netscape.

A mudança de nome de LiveScript para JavaScript coincidiu com a época em que a Netscape adicionou suporte à tecnologia Java em seu navegador (Applets). A escolha final do nome causou confusão dando a impressão de que a linguagem foi baseada em java, sendo que tal escolha foi caracterizada por muitos como uma estratégia de marketing da Netscape para aproveitar a popularidade do recém-lançado Java.

Em novembro de 1996 a Netscape anunciou que tinha submetido JavaScript para Ecma internacional como candidato a padrão industrial e o trabalho subsequente resultou na versão padronizada chamada ECMAScript.

Características

JavaScript® (às vezes abreviado para JS) é uma linguagem leve, interpretada e baseada em objetos com funções de primeira classe, mais conhecida como a linguagem de script para páginas Web, mas usada também em vários outros ambientes sem browser como node.js,  Apache CouchDB e Adobe Acrobat. É uma linguagem de script multi-paradigma,  baseada em protótipo que é dinâmica, e suporta estilos de programação orientado a objetos, imperativo e funcional.
- https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript

Como começar

Começar a programar em Javascript requer apenas um editor de texto e um browser. Ao estruturar seu HTML você pode escrever o código dentro das tags script ...




... ou em um arquivo com a extensão .js e associar na tag script. Vale ressaltar que esta última é a forma mais recomendada.





Sintaxe do Javascript

O programa abaixo apenas apresenta um popup com o texto Hello World e exibe no console os valores das variáveis declaradas. Vale ressaltar que, em Javascript, a variável a ser utilizada precisa ser declarada. Além disso, só existem 5 tipos no JS: string, number, boolean, undefined e null.






No exemplo abaixo temos um exemplo de manipulação de array. Perceba como a linguagem permite que um array tenha diferentes tipos.



Ao manipular um array é possível utilizar alguns métodos bem comuns como o pop, push, shift, unshift e indexOf.



Comentários são permitidos desde que sigam a sintaxe abaixo:

Javascript trabalha com Coerção de Tipos. Sempre que você usa um operador no JavaScript, você irá receber um valor de retorno, nunca um erro, mesmo que você tente trabalhar com tipos diferentes de dados.

A coerção de tipos (ou conversão de tipos) é justamente isso! Quando tentamos fazer operações com tipos de dados diferentes, o JavaScript faz a conversão. de um dos valores para algum outro tipo. Contudo,  dificilmente você consegue prever qual será este novo valor, pois as regras para tal conversão não são intuitivas, o que pode causar alguma(s) falha(s) em sua aplicação.



Com relação aos operadores matemáticos não existe mistério. Eles são bem conhecidos assim como em outras linguagens.

Os operadores condicionais podem aparecer sob a forma de if/else ou switch.



Com relação aos loops, tem-se o for, forEach e while.


forEach:

While:

Funções em Javascript podem ser utilizadas de dois jeitos:

Objetos também:



Observe que no escopo de objetos temos os métodos. As funções que vimos anteriormente funcionam como métodos pois estão dentro do objeto:

Links Importantes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MySQL & Segurança

Tutorial Inicial em Angular 1x

HTML + CSS + BOOTSTRAP